Nutrindo o Vínculo: A Importância da Amamentação

A maternidade traz inúmeros desafios, mas sem dúvidas que pra mim até hoje, o desafio da amamentação foi o maior. Meu filho mais velho, hoje com 3 anos, nasceu com freio lingual e por isso, tive que estudar muito sobre amamentação, e também contar com a ajuda de diferentes profissionais que atuam nessa área, incluindo cirurgiã pediátrica para correção do freio, consultora de amamentação, fonoaudióloga e osteopata. Tive mastite e precisei operar a mama quando Davi tinha pouco mais de 1 mês. Eu desejava muito amamentar e fiz tudo o que estava ao meu alcance para tornar isso possível e consegui! Amamentei meu filho por 1 ano e 3 meses e encerramos esse ciclo de forma respeitosa e gentil! Hoje ainda amamento minha bebê mais nova, de 11 meses e com todo o aprendizado anterior, tivemos uma amamentação muito mais tranquila desde quando ela nasceu! E sabe porque eu desejei tanto amamentar e busquei ajuda para conseguir? Porque a amamentação tem muitos benefícios:

  1. Seu leite tem tudo o que um bebê de até 6 meses precisa, incluindo proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, não sendo necessário oferecer nada além disso!
  2. Proteção contra infecções: Existe uma conexão especial da boquinha do bebê com a mama da mamãe! Se tem por exemplo um vírus que está causando uma gripe em seu bebê, o corpo da mãe recebe uma mensagem de que é necessário produzir anticorpos (moléculas de defesa do organismo) específicos para aquele vírus, fazendo com que o bebê se recupere mais rápido! O leite materno está em constante mudança pra combater os diferentes microrganismos pelos quais o bebê está exposto!
  3. Redução de alergias: Os estudos mais recentes mostram que bebês que mamam leite materno têm menos risco de desenvolver doenças alérgicas e intolerâncias alimentares.
  4. Desenvolvimento do cérebro: O leite materno tem substâncias importantíssimas para um bom desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, são os chamados ácidos graxos essenciais, como o ácido araquidônico e o ácido docosahexaenoico (DHA).
  5. Promoção do vínculo mãe-bebê: Amamentar o seu bebê é uma ótima oportunidade para criar uma conexão emocional. O bebê se sente calmo e seguro!
  6. Benefícios pós-parto: amamentar ajuda o útero a voltar para o lugar mais rápido, pode auxiliar na perda de peso, reduz o risco de hemorragias! Também reduz o risco de desenvolver câncer de mama e ovários!
  7. Amamentar pode ser mais econômico e prático: amamentar não tem custo (fórmulas infantis têm um preço relativamente alto) e o leite da mamãe está sempre pronto, disponível para o bebê a qualquer hora, na temperatura ideal e sem a necessidade de usar dispositivos como mamadeiras.

Em nosso encontro sobre a amamentação, você mamãe gestante irá ter a oportunidade de aprender tudo aquilo que é necessário para facilitar esse processo. E se você veio até aqui porque é uma mamãe que já está com seu bebê no colo e precisa de ajuda para resolver algum dos desafios que a amamentação traz, como fissuras nos mamilos, dor ao amamentar, baixa produção de leite, mamas “empedradas”, se inscreva já no nosso evento!

Deixe um comentário